Polifonia Campana
, 2022
Luciana Brito Galeria - São Paulo, Brasil
Com este projeto, intitulado “Polifonia Campana”, estamos testemunhando a transformação de uma coleção de objetos em uma coleção de obras de arte. Pioneiros na reciclagem, reutilização e ressignificação, os Campana sempre revisitaram o sistema de elaboração das suas peças. Então, depois de tantos anos, num cenário totalmente diferente, os irmãos mantêm esta abordagem única de criação de objetos, que agora se apresentam sob o status de obras de arte para a primeira colaboração com a Luciana Brito Galeria.
Essa recente colaboração com a Luciana Brito Galeria é uma experiência nova e a primeira do estúdio com uma galeria de arte contemporânea no Brasil.
Na junção entre arte e design, as obras que os fratelli expõem no espaço da Luciana Brito Galeria apresentam uma pluralidade de tipologias de peças, materiais, processos e técnicas, numa variedade que permite entender toda a sua carreira, estabelecendo mais uma vez um diálogo entre as disciplinas de arte e design. Das peças de terracota, uma série de mesinhas de barro de aparência primitiva, um material muito apreciado pelos Campana, ao surreal e selvagem Esse Banco, que inclui os venerados animais de bronze nos dois lados, da luminária Babel, de setenta centímetros, inspirada na natureza, ao vaso Cocar, de quase dois metros de altura, uma peça de aço inox que lembra os cocares indígenas. As peças extravagantes e lendárias dos Campana exploram e ultrapassam limites; nesse conjunto, vemos também a cortina Botânica, feita com um tecido leve e blocos de cores vivas, fúcsia e roxo, além das esculturas de Fernando Campana. Transgredindo as regras do design para encarar as da arte, todos esses objetos ocupam a galeria como se esta fosse uma verdadeira casa.
Maria Cristina Didero